0307Últimas Notícias

Bracell conquista Selo da Diversidade Étnico-Racial

O compromisso da Bracell em promover um ambiente plural e de igualdade racial foi premiado com o Selo da Diversidade Ético-Racial 2020-2021, concedido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Reparação (Semur). A certificação, que existe desde 2007, é concedida às organizações comprometidas em fortalecer a diversidade no mercado de trabalho. Para isso, um pacto é assinado entre a prefeitura e as empresas interessadas.

De acordo com a Semur, “o Selo da Diversidade Étnico-Racial visa a reconhecer publicamente as ações de promoção da igualdade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade”. A secretaria destaca ainda que a certificação “representa uma política pública de sensibilização, como instrumento na geração de aprendizado e criatividade, fortalecendo uma equipe plural, com mais conhecimento e competitividade no mercado em que atua”.

Lorena Brasil, analista pleno de RH da Bracell, informa que dentre as ações desenvolvidas pela empresa para ter um ambiente de equidade está a parceria com o grupo Mulheres do Brasil, em Salvador, que busca empoderar mulheres negras, tornando-as protagonistas de suas carreiras.

A Bracell investe em programas de geração de renda com foco na população negra, especialmente em projetos de comunidades quilombolas, como a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula, em Alagoinhas, e da Associação dos Agricultores Familiares do Mato Limpo, em Entre Rios. Essas entidades, inclusive, venceram o edital “Década Afrodescendente 2020”, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Com o recurso, as duas associações puderam ampliar as atividades, melhorando a vida das comunidades.

Essa semana, ainda conforme Lorena, a equipe de RH da Bracell passou por uma capacitação com o intuito de ampliar o olhar para a diversidade no processo de seleção e desenvolvimento, visando a representatividade social. “Uma das ações foi a criação do senso de diversidade, que tem como objetivo acompanhar a inserção e ascensão desses grupos dentro da empresa”, afirma.

 A analista acrescentou que a organização investe em eventos que promovam a igualdade, como o realizado no dia 20 de novembro. Na ocasião, a empresa fez uma edição especial do projeto Troca de Saberes em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A ação focou, especialmente, a discussão sobre a presença da mulher negra no mercado de trabalho, o espaço e a ascensão profissional do negro e do deficiente físico e sobre o papel do líder negro em um mercado ainda desigual, além de ter se falado também sobre líderes LGBTQIA+ na empresa e sua importância para inclusão. 

Uma das ações da empresa é a capacitação de associações em comunidades quilombolas / Foto: Acervo Bracell

Bracell

 A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Em 2021, quando a expansão na unidade de Lençóis Paulista, conhecida como Projeto Star, for concluída, a Bracell terá capacidade de produção anual 2 milhões de toneladas de celulose e empregará cerca de 10 mil colaboradores próprios e terceirizados. Além de suas operações industriais no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo